O mês de Junho foi escolhido como o “Mês do Orgulho” e isso significa que durante todo o mês são feitas comemorações em apoio à liberdade da comunidade LGBTQ. Muitas cidades do Brasil e também do mundo promovem passeatas e festas em homenagem à luta pela existência dessas minorias e, principalmente, à busca por mais respeito com a causa e as pessoas.
Mas, por que junho?
Bom, tudo começou nos bares gays da cidade de Nova Iorque, que eram constantemente alvos de batidas policiais. Essas batidas ocorriam de maneira nada pacífica: funcionários e clientes eram violentamente agredidos e presos. Porém, no dia 28 de junho de 1969, algo diferente aconteceu num desses bares, o chamado Stonewall Inn.
Nas primeiras horas do dia, a polícia invadiu o local, contudo, foi surpreendida com a resistência dos locais. Isso, é claro, gerou uma série de conflitos entre a polícia e a comunidade gay que perdurou dias. O fato ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, o estopim para os movimentos de igualdade de direitos civis de toda a comunidade LGBTQIAP+.
Uma luta constante
Muito já se foi conquistado com relação a isso, é verdade. Contudo, apesar do avanço, muito ainda precisa ser feito e essa é uma luta que precisa ser constantemente relembrada para que não haja retrocesso. Só para se ter uma ideia, o Brasil, apesar de ser um país em que você pode expressar a sua orientação sexual livremente, ainda é o país que mais registra casos de violência e intolerância contra as pessoas da sigla no mundo.
Para fortalecer essa causa e, principalmente, dar visibilidade a essas vidas que existem por trás da sexualidade, muitas cidades por todo o Brasil e também no mundo, promovem durante o mês de junho, o evento conhecido como “Parada do Orgulho LGBT”. Uma manifestação festiva que atrai milhões de pessoas que levantam a bandeira do amor por onde passam. Afinal, amor é amor, não importa sua orientação sexual.
Leia mais: Dicas para quem vai viajar sozinho
Em quais cidades ocorrem a Parada do Orgulho LGBT no Brasil?
Por todos os estados brasileiros é possível participar de manifestações do Orgulho LGBT. A cidade de São Paulo promove a mais antiga e também a maior parada do mundo, segundo o Guinness World Records. Um evento que percorre toda a Avenida Paulista e atrai milhões de pessoas todos os anos. Em seguida, a capital gaúcha, Porto Alegre, também sedia um dos maiores encontros da Parada, no Parque da Redenção. Confira em quais outras cidades você pode participar do movimento:
- Região sudeste:
Cabo Frio – RJ
Campinas – SP
Sorocaba – SP
São João da Boa Vista – SP
Vitória – ES
Belo Horizonte – MG
Uberaba – MG
Leia mais: O que levar para comer em viagens de ônibus?
- Região Sul:
Curitiba – PR
Florianópolis – SC
Pelotas – RS
- Região Centro-Oeste:
Campo Grande – MS
Cuiabá – MT
Goiânia – GO
Brasília – DF
- Região Nordeste:
Salvador – BA
Aracaju – SE
Maceió – AL
Recife – PE
João Pessoa – PA
Natal – RN
Fortaleza – CE
Teresina – PI
São Luís – MA
- Região Norte:
Belém – PA
Macapá – AP
Boa Vista – RO
Manaus – AM
E, então, já sabe em qual cidade vai participar da Parada do Orgulho 2022? Escolha seu destino e, claro, a gente te ajuda a encontrar as passagens ideais! Clique aqui e garanta sua viagem para celebrar o amor e a diversidade!